Com o grande crescimento das atividades online, aumenta também a necessidade da avaliação de transações fraudulentas junto as instituições financeiras.
Podemos dizer que a segurança é uma das principais preocupações das empresas e consumidores, já que esse tipo de problema pode causar grandes prejuízos para ambos os lados.
Problemas com fraudes vem aumentando com grande frequência, o que exige das empresas maior investimento em segurança para evitar possíveis prejuízos financeiros ou até sujar a reputação da empresa.
Nesse meio a detecção de fraudes é fundamental e de grande importância.
Quando falamos de fraude bancária, elas estão presentes desde quando os bancos existem, e com o aumento do acesso a internet e o crescimento dos bancos e serviços online, o volume de fraudes cresceu ainda mais.
Com isso aumenta automaticamente a necessidade de avaliação de transações fraudulentas em todos os setores. Exigindo ainda mais dos bancos a necessidade de detectar crimes online, anomalias e fraudes que possam gerar prejuízo a todos.
As instituições financeiras precisam não só acompanhar continuamente a detecção de fraudes bancárias como tentar se antecipar a elas.
O que é detecção de fraudes?
A detecção de fraude é um conjunto de técnicas, estratégias e ferramentas que através de avaliações de transações fraudulentas procuram identificar essas atividades.
Essas detecções podem ser feitas utilizando a análise de dados, como o comportamento e histórico de transações, ou com machine learning e inteligência artificial.
O objetivo dessas análises é a busca por anomalias, comportamentos suspeitos que fujam ao padrão das instituições, uma vez identificada deve ser bloqueada as transações e analisadas antes que sejam finalizadas.
Por que é importante identificar fraudes?
Detectar e identificar as fraudes nas instituições financeiras é de extrema importância para que tanto os consumidores como a empresa não tenham prejuízos materiais e financeiros.
As empresas que não investem em segurança estão constantemente expostas ao risco de perder dinheiro, prejudicar sua reputação e ainda prejudicar seus clientes e consumidores que podem ter os dados expostos.
A identificação de fraudes ajuda a criar um ambiente mais seguro e confiante para a empresa e gera mais credibilidade.
Como funciona a detecção de fraudes?
Quando falamos em prevenção e detecção de fraudes, estamos falando de algo dinâmico e que evolui constantemente.
A detecção de fraudes é o processo continuo de rastreamento, análises, tomadas de decisões e gerenciamento.
Cada caso é uma oportunidade de aprendizado e evolução para as organizações, já que ao se detectar, é necessário aprender com ela e incorporar em novos procedimentos de monitoramento e detecção para que os próximos casos não ocorram e sejam prevenidos.
A detecção de fraudes começa com a coleta de dados, eles podem ser obtidos por diversos meios como históricos de transações, dados externos, navegação no site e dados de outras empresas.
Esses dados são processados e passam por analises, são utilizados por algoritmos de machine learning que são capazes de identificar anomalias e padrões suspeitos que podem representar uma ação fraudulenta.
Nisso tudo é feito a avaliação de transações fraudulentas, onde são identificadas, bloqueadas e tomadas as devidas ações para que futuras transações desse tipo sejam evitadas.
Falso Positivo: Todas anomalias são fraudes?
Com o aumento das avaliações de transações fraudulentas, podem surgir armadilhas que represente os falsos positivos.
Muitas transações podem gerar falso positivo, que é quando o sistema de detecção de fraude analisa e interpreta incorretamente as transações corretas e as sinalizam como fraude, fazendo assim o bloqueio. O que pode gerar prejuízos para a instituição. Contrário disso também pode acontecer, uma transação fraudulenta ser interpretada como normal.
Em um banco ou instituição financeira, isso pode ocasionar em danos na relação entre empresa e cliente, e até gerar prejuízos devido ao bloqueio de transações.
Por isso é muito importante que o sistema esteja calibrado e preparado para minimizar os falsos positivos, caso contrário sempre terá o risco de perder clientes ao identificar e classificar esse tipo de avaliação de transações como fraudulentas.
Por isso a precisão na avaliação de transações fraudulentas é essencial para o crescimento da instituição minimizando assim possíveis prejuízos.
Quais são as técnicas e estratégias mais eficientes de detecção de fraude
Quando falamos de detecção de fraude existem diversas ações que podem ser tomadas para prevenir.
Dentre as estratégias mais eficientes e utilizadas pelas instituições financeiras estão a análise de dados, uso de ferramentas de machine learning e inteligência artificial, adoção de medidas de segurança (ex.: autenticação em duas etapas, criptografia), entre outras.
Além disso o constante treinamento e aperfeiçoamento dos colaboradores, e colaboração entre instituições e órgãos de segurança podem ajudar a prevenir fraudes também.
Veja mais detalhes sobre as estratégias:
Análise de dados para prevenção de fraudes bancárias
Nos últimos anos a análise de dados tem ocupado um lugar essencial nas instituições financeiras, principalmente no setor bancário onde passou por grandes avanços.
Com a análise e ciência de dados o profissional capaz de interpretar e descobrir padrões ocultos que são de extrema importância, informações valiosas podem ser extraídas de dados estruturados ou não.
A análise de dados utiliza diversas técnicas e recursos como mineração de dados, aprendizado de máquina, e análise avançada para encontrar insights que possam ajudar na detecção de fraudes.
Ferramentas de análise de dados
As ferramentas de análise de dados vem para ajudar na detecção de transações bancárias fraudulentas.
Com ela o analista de dados é capaz de ter uma visão mais ampla, onde é mais fácil olhar para vários aspectos que envolvam dados como validação de datas, transações duplicadas, soma de valores numéricos e cálculos para detecção de anomalias que possam representar fraude.
Muitas ferramentas permitem uma análise de situações contextuais para investigação entre muitos outros recursos.
O setor bancário tradicional que conhecemos tem evoluído quando o assunto é gerenciamento de informações.
O acompanhamento constante com softwares e modelos desenvolvidos internamente tem se tornado comum em grandes instituições para ajudar no controle preventivo contra as transações fraudulentas.
Inteligência artificial e aprendizado de máquina
Na avaliação de transações fraudulentas, a detecção de anomalias é a técnica clássica e essencial para detecção de fraudes, utilizando a inteligência artificial.
A utilização dessa técnica ajuda na identificação de desvios das regras e normas estabelecidas para comparação com os processos de fraude bancária e lavagem de dinheiro, por exemplo.
Aqui que entra o modelo de aprendizado de máquina para detecção de anomalias, ele é treinado com base na alimentação contínua de dados de entrada, ele compara constantemente com as linhas de base que já foram pré-estabelecidas em relação as transações bancárias, criação de contas, empréstimos, cartões de crédito, etc.
Com isso, qualquer desvio das regras é feita uma sinalização para um responsável. Após revisar os dados, a pessoa pode ou não aceitar, sinalizando para o sistema.
Essa ação da pessoa que recebe o aviso e sinaliza para o sistema o aceite ou não serve para o modelo de aprendizado de máquina entender se a detecção de atividade fraudulenta estava ou não correta. Isso ajuda no monitoramento e nas avaliações de transações fraudulentas futuras.
Além disso, as soluções de aprendizado de máquina para detecção de fraudes podem ser treinadas para identificar fraudes e diversos canais de dados, com transações variadas.
A utilização de sistemas antifraude baseado em inteligência artificial em bancos e instituições financeiras gera redução na contagem diária de falsos positivos, e as taxas de detecção de fraudes reais aumentam.
Com isso, os bancos podem eliminar casos de fraude que possam a vir a surgir com o tempo. Os sistemas logo cedo já conseguem identificar inconsistências entre os dados disponíveis como, por exemplo, a localização geográfica registrada do titular da conta e o local das últimas transações, ou mesmo compras em locais e altamente irregulares ao perfil do cliente.
Tudo isso é capaz de gerar redução de custos e ajuda a evitar prejuízos para a instituição e para o cliente.
Como implementar um programa de detecção de fraudes?
A implementação de um programa de detecção de fraudes para avaliação de transações fraudulentas é essencial em qualquer instituição financeira.
É fundamental que todos setores da empresa estejam envolvidos desde o atendimento ao cliente, ao setor de TI, marketing, etc. Isso ajudará a garantir que todas as transações sejam monitoradas e analisadas.
É fundamental que a empresa invista em tecnologia para que possa ser feito a análise e processamento de grandes quantidades de dados com agilidade para que o resultado sempre chegue o mais rápido possível
Como melhorar: Avaliação de Transações Fraudulentas
Como já dito no início do texto, as fraudes cresceram muito nos últimos anos e continuam crescendo com a utilização cada vez mais da internet.
As fraudes não só em instituições financeiras como bancos, mas em todas são uma grande dor de cabeça que podem em sua grande maioria serem evitadas.
E para que isso aconteça é fundamental dar a devida atenção ao monitoramento e detecção de fraudes e ameaçadas nos ambientes onde se atua.
Quando falamos de detecção de fraude, estamos falando de ações constantes, organizadas e que precisam ser monitoradas.
O resultado gerado com a detecção de fraude está diretamente ligado a capacidade analítica das pessoas envolvidas.
Entendo que a prevenção a fraudes é um ciclo contínuo que envolve alguns passos, como:
1. Dados
A qualidade dos dados é fundamental, sem dados é mais difícil fazer uma boa análise.
A coleta de informações nessa etapa é muito importante, ela pode ser feita em mais de um canal para que possa compreender e ver todo o processo como um todo e assim ajudar na definição de parâmetros para se chegar a solução dos problemas.
Aqui entra a importância da organização e mapeamento dos dados.
2. Monitoramento
O monitoramento é uma etapa fundamental na detecção de fraudes.
Uma vez mapeado o processo e com as informações, é necessário monitorar os processos, e através disso é possível identificar anomalias ou brechas que possam representar fraudes.
É nessa hora que irá descobrir se existem ou não fraudes sendo realizadas, quais meios e canais estão sendo utilizados e que estratégias estão sendo usadas para fraudar.
Assim será capaz de fornecer informações detalhadas em tempo real para elaborar relatórios e diagnósticos que ajudem na tomada de decisão.
Aqui entra o papel do analista de dados e sua capacidade analítica.
3. Correção e Melhorias
Baseado nas ações tomadas até aqui e em tudo que foi feito para detectar e evitar fraudes, é hora de corrigir, melhorar e prevenir.
Vale lembrar que a detecção de fraude é um processo continuo e requer revisão constante das técnicas de segurança aplicadas para identificar e evitar novos casos de fraude.
Por isso, é muito importante sempre revisar o processo preventivo e aprender com eles para melhorar as políticas de combate à fraude.
Avaliação de Transações Fraudulentas: Essencial para as instituições financeiras
Realizar avaliação de transações fraudulentas é essencial para o controle dentro da instituição, além de ajudar a reduzir prejuízos da empresa e clientes.
Tudo isso está ligado ao processo de prevenção de fraudes que ajuda na proteção dos dados, algo essencial hoje em dia.
A detecção de fraudes é uma estratégia que permite a empresa aprender com suas ações e a melhorar para prevenir ações futuras que possam vir a gerar prejuízos financeiros.
Nesse artigo, você aprendeu um pouco mais sobre avaliação de transações fraudulentas e detecção defraudes. Espero que tenha sido útil e não deixe de acompanhar o meu trabalho, clique aqui e inscreva-se.