SEO para Vídeos: 5 dicas para melhorar o rankeamento de seus vídeos no Youtube

Tempo de leitura: 5 minutos

Caso ainda não saiba o Youtube é o segundo maior buscador, ficando atrás apenas do Google, e para ter um bom posicionamento nesse site para seu canal e vídeos é muito importante que também cuide do SEO para Vídeos. Então se você esta se perguntando como fazer para posicionar seus vídeos no Youtube saiba que assim como posicionar no Google exige um bom SEO em seu site, para seus vídeos o trabalho é o mesmo, não existe mágica e sim trabalho bem feito.

Quando você aplica as técnicas de SEO para vídeos isso permite a você ter mais destaque no Youtube para seus vídeos e assim atrair mais visitantes e inscritos. São muitas técnicas que podem lhe ajudar a conquistar a visibilidade que deseja, aqui separei 5 dicas para SEO no Youtube eficientes e muito utilizadas para ranquear.

Dica 1: Um bom título faz toda a diferença

Se seu objetivo é melhorar o seu vídeo e o alcance, sem dúvidas melhorar o título no Youtube é o primeiro passo de SEO que você tem que fazer. Todo o conteúdo disponibilizado para seu público seja um artigo, e-mail ou vídeo precisa chamar a atenção e fazer com que ele se interesse, precisa ser atraente e sugestivo.

Você pode elaborar o título de várias formas e utilizar várias técnicas para isso, o mais importante é que ele fique apropriado e transmita o que deseja para seu público:

– Pode mantê-lo curto;

– Pode utilizar termos de cauda longa;

– Incluir palavras-chave (aliás deve-se incluir);

– Transmitir a essência do conteúdo! As pessoas antes mesmo de ver o vídeo e do que se trata já devem entender ao ver o título;

– Você pode testar, imagine deixar o vídeo uma semana com um título específico e na outra semana com outro título, depois poderá medir qual atraiu mais. Não tenha medo de testar.

Dicas 2: Foque na boa qualidade

Isso não é uma dica, sugestão ou conselho. É simplesmente uma obrigação para cada vídeo que produzir. Se quer se destacar, ganhar autoridade, ser reconhecido pelo seu conteúdo e receber a atenção das pessoas assim como melhorar o ranqueamento no Youtube você precisa postar vídeos de qualidade. Se o conteúdo for ruim, dificilmente ganhará inscritos, likes e comentários, quem recomendaria um conteúdo de baixa qualidade? Procure manter uma boa qualidade de som e imagem, isso ajudará a manter o público focado no vídeo porque facilitará que entendam o que diz e o que mostra, mesmo que esteja no começo e com equipamentos mais simples é possível fazer isso. Faça teste e peça a opinião de amigos.

Dicas 3: Capa do vídeo (miniaturas) é um ponto muito importante do SEO para vídeos

Um ponto importante que muitas vezes passa despercebido é basicamente um requisito de SEO para vídeos, é a utilização da miniatura/capa para chamar mais a atenção.

Quando a pessoa busca um vídeo seja no Google ou no Youtube a miniatura é o que aparece, é como uma foto do vídeo. Ela precisa ser atraente para chamar mais atenção e relevante o suficiente para fazer com que o usuário deseje ver o conteúdo.

Você pode criar essa chamada e deixá-la ainda mais atraente, quando for criar pense nisso:

– Procure utilizar imagens de alta resolução;

– Verifique como ela aparecerá em dispositivos diferentes (smartphone, tablet, PC, etc);

– Utilize miniaturas que contenham elementos de contraste. O fundo pode ser bem diferente da frente para chamar a atenção rapidamente;

– Utilize mensagem de efeito.

Dica 4: Defina bem as palavras-chave

Para deixar seu vídeo bem otimizado com maior chance de ranqueamento no Youtube você precisará escolher bem as palavras-chave, essas irão definir em que resultados irá aparecer quando o usuário buscar, são os termos que coloca que te ajuda nas buscas.

Seu vídeo no Youtube deverá ter uma breve descrição, pode ser relacionada ao conteúdo, e nela você colocará as palavras-chave escolhidas, pode também utilizar a transcrição.

Você pode utilizar diversas ferramentas para ajudar com as palavras como a Ferramenta de Palavras-Chave do Google Adwords e ver quais os termos mais populares ou relacionados, o Ubersuggest para ajudar com ideias por exemplo. Escolha aquele que melhor identifica o que deseja, você também poderá utilizar palavras-chave na transcrição de seu vídeo, um recurso muito útil para ajudar nas pesquisas das pessoas.

Dica 5: Não se esqueça de adicionar um botão bem chamativo (CTA – Call To Action) em seu vídeo

Chegamos à última dica e considero ela muito importante principalmente para ajudar na conversão, ela é fundamental para otimização do conteúdo e para ter melhores resultados.

Você precisa adicionar chamadas de ação (CTA – Call To Action) para atrair mais pessoas e fazer com que elas envolvam-se mais rápido com você. Essas chamadas indicam que você deseja que elas cliquem ou realizem uma ação especifica com o conteúdo disponibilizado.

É possível nos vídeos do Youtube adicionar textos e botões clicáveis, essas chamadas pode ter links que convidam a pessoa a compartilhar, clicar, dar like ou se inscrever. Você pode, por exemplo, utilizar para fazer uma chamada extra para outro conteúdo ou venda de produto.

Bom é isso, agora comece a fazer seus vídeos, não pense duas vezes, tenho certeza você esta pronto para começar a aparecer no Youtube com um bom conteúdo e um excelente SEO para vídeos.

Se tiver outros assuntos relacionados ao SEO para vídeos que lhe interesse ou qualquer pergunta sobre como ganhar dinheiro na internet, estarei aqui, é só perguntar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 2 =